E agora: Erro SAP M7064 - Documento não contém item selecionável

O erro reportado no título dessa postagem ocorre na transação MIGO quando o usuário vai fazer uma entrada de mercadoria.

Quando essa entrada de mercadoria for feita referenciando-se um pedido de compras, a resolução é simples, basta:
  • Verificar se o pedido está de fato aprovado, consultando a aba Estrat. Liberação no cabeçalho do pedido;
  • Verificar se os itens do pedido estão com o indicador de Entr.mercads marcados na aba Fornecimento;
  • Verificar se os itens do pedido estão com os indicadores Remessa final, na aba Fornecimento, e Fatura Final, na aba Fatura, desmarcados;  
  • Verificar se o pedido de compras não está com os itens excluídos;
  • Verificar se os itens do pedido de compras não já teve toda a sua entrada de mercadoria feita anteriormente. Isso é feito através de uma consulta a aba Histórico do pedido em cada um dos itens desse respectivo pedido.
Quando esse erro ocorre com uma MIGO referenciando-se a um programa de remessa, as coisas começam a ficar mais complexas. Por conta disso, estou disponibilizando abaixo um roteiro que deverá ser seguido sempre que nos depararmos com esse erro na MIGO e o documento de referência não é um pedido, mas sim um programa de remessa.
  • Verificar através da ME33L se o programa de remessa está desbloqueado, caso esteja sujeito a algum tipo de aprovação;
  • Verificar através da transação ME33L se o item do programa não está excluído ou bloqueado;
  • Verificar através da transação ME33L se já não houve a entrega de toda a mercadoria;
  • Verificar através da transação ME33L se o item está com o campo EM marcado;
  • Verificar através da transação ME33L se o campo Remessa final e Fatura Final estão desmarcados;
  • Verificar através da transação ME39 se já existe divisão do programa de remessa;
  • Se existir a divisão, precisamos verificar se o número da divisão, sinalizado em vermelho, é o mesmo que está presente ao se clicar no botão que contém um ícone de um gráfico, sinalizado de azul;
Imagem da transação ME39
  • Se for diferente, o usuário terá que executar novamente a ME84 e depois a ME9E;
  • Se for igual, será necessário verificar se a divisão foi impressa (O indicador de impressão é o semáforo amarelo presente na imagem acima.)
  • Será necessário verificar através da transação ME9E se para o programa de remessa em questão, não existe nenhuma impressão a ser feita ainda.
    • Na impossibilidade de fazer a checagem do passo anterior, uma alternativa é consultar a tabela EKET e verificar se a última transmissão (Remessa que possui o maior número no campo ETENR) possui o campo MENGE maior que 0.
    • Em complemento, verificar também na tabela EKEH se o campo MENGE está maior que 0 para a maior divisão (Campo ETENR) encontrada na EKET.
  • Se o semáforo da transação ME39 estiver verde, isso indica que a divisão do programa de remessa está pronta para ser transmitida. Para transmiti-la, será necessário acessar a transação ME84 informando o centro, programa de remessa e desmarcar o campo execução de teste. Lembrando que depois dessa transmissão ela precisa ser impressa na transação ME9E.
Se após todas as checagens feitas acima, ainda assim não for possível efetuar a MIGO para o programa de remessa, faz-se necessário verificar se a Exit EXIT_SAPLEINR_001 está ativa no sistema. Estando ativa, tem-se que efetuar um debug para verificar se algum código Z está fazendo com que o campo MENGE esteja zerado e impeça a entrada de mercadoria desse programa de remessa.

Como um complemento de todas as checagens acima, sugiro a leitura da SAP Note 1995940 (M7064 : Posting a Goods Receipt for a Scheduling Agreement/ Quantity is 0). Ela sugere a implementação de um código na Exit mencionada acima, de forma que permita contornar o referido problema.


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