E agora: Erro SAP FI234 Exercícios AdO divergentes
Esse é um erro comum de acontecer em ambientes onde o módulo de PSM-FM está implantado, bem como a atualização automática de pagamento. Como o módulo de PSM-FM trata de orçamento empresarial, ele é bastante utilizado em empresas do setor público, mas já vi grandes corporações com ele ativo em seu ambiente, gerando assim um controle maior nos gastos dos recursos disponibilizados para cada um dos setores da empresa.
É um módulo robusto, integrado com os principais módulos do SAP, tais como: MM, FI, CO, HR e gera uma série de relatórios de acompanhamento de gastos, mesmo antes desses gastos se tornarem conhecidos pela contabilidade. É uma ferramenta bem interessante de se ter implantada, quando há uma necessidade de se desenvolver um fluxo de caixa planejado de longo prazo.
O comportamento standard do sistema não permite que uma fatura emitida em um determinado ano seja compensada por um documento de compensação em um ano distinto. Essa é uma premissa quando a atualização automática de pagamento está ativa.
Essa atualização automática de pagamento vai gerar no módulo de PSM-FM um documento de pagamento toda vez que a fatura for compensada no módulo de FI. Esse documento de pagamento de PSM-FM não pode ser de um ano distinto da fatura.
Para contornarmos esse problema existem 3 soluções, porém a adoção de cada uma delas deverá ser feita a partir de uma análise com a área de negócio gestora do módulo de PSM-FM para que ela saiba dos respectivos impactos.
1° Solução: Transportar a fatura para o ano do pagamento
Na minha opinião, se o orçamento empresarial for anual, essa é melhor decisão a se tomar. Ao se transportar a fatura para o ano do pagamento, faremos com que o orçamento seja também consumido nesse mesmo exercício, já que será nesse exercício que haverá de fato o desembolso financeiro para fazer a compensação.
Então, se imaginarmos um cenário onde temos uma fatura lançada em MM em 2019 e esse pagamento só será realizado em 2020, teremos que transportar a fatura, do ponto de vista do módulo de PSM-FM, para o ano de 2020. Essa atividade é feita pela transação FMJ2.
Nessa transação o usuário basta informar a área de administração financeira da companhia, o exercício emissor, que no caso do nosso exemplo será 2019 e no campo N° de documento, o número do documento contábil da fatura que será compensada.
Após o preenchimento desses campos, sugiro que execute-a em modo teste, para que se confirme se os valores orçamentários serão corretamente comprometidos para o novo ano o qual essa fatura será transportada. Caso a checagem esteja toda certa, basta executar a transação desmarcando o campo de teste e solicitar que o setor financeiro execute novamente o pagamento da respectiva fatura.
Caso se queira reverter o transporte feito, há a transação FMJ3, ela desfaz o que foi executada na transação FMJ2, logicamente, fará isso se a fatura ainda não tiver sido compensada. Caso ela já tenha sido compensada por meio de um pagamento, não será mais possível desfazer o transporte.
Pelo fato da transação FMJ3 ser muito simular à FMJ2, não deixarei um print da mesma, mas encorajo-os a acessá-la e verificar a referida similaridade.
2° Solução: Permitir via customização que essa compensação seja feita
Essa solução, caso a empresa tenha um orçamento anual definido, pode gerar distorções em relatórios de acompanhamento desse orçamento. Ela permitirá que faturas de anos anteriores sejam compensadas em anos seguintes sem que haja um comprometimento no orçamento no ano em que ocorrerá a compensação.
Em algumas empresas com o orçamento anual, esse tipo de solução ainda assim é adotada, pois as áreas alegam que a ineficiência do setor de pagamento efetuar as compensações tempestivamente, não pode gerar ônus orçamentário às demais áreas da empresa, já que um possível transporte para o ano da compensação criará um ônus orçamentário a elas.
Para implementar essa solução, teremos que acessar o seguinte caminho do SPRO:
Administração do setor público >> Administração do orçamento administração pública >> Integração/atualização real e compromisso >> Integração >> Efetuar opções para a transferência de pagamento
Caso o usuário queria, pode acessar diretamente a transação OF29.
Acessando essa transação, seja ela por meio do SPRO ou diretamente pelo seu T-CODE, será necessário desmarcar o campo Desat.verificação igualdade exercícios para que seja possível fazer a compensação sem o erro mencionado no título da postagem.
3° Solução: Utilizar a transação FMOD
Essa transação pode ser utilizada para "mascarar" no módulo de PSM-FM a data de compensação da fatura. A sua configuração é feita inserindo a matrícula do usuário que está tentando fazer a compensação da fatura no setor financeiro, bem como a inserção manual da data da compensação. Com isso, por mais que a compensação no módulo de FI ocorra no ano subsequente, para o módulo de PSM-FM ela terá ocorrido no mesmo ano de lançamento da fatura, mais precisamente na data configurada na transação FMOD.
Eu particularmente nunca utilizei essa solução, apesar de saber de sua existência. Na minha opinião, dentre as 3 soluções possíveis, essa é a que vai gerar maior discrepância no sistema, pois eu terei o desembolso financeiro ocorrendo em um determinado ano, mas a informação do pagamento registrada no módulo de PSM-FM em outro.
Para utilizar essa transação, basta inserir o login do usuário que vai efetuar a compensação e um data qualquer que esteja no mesmo exercício da fatura que será compensada.
Caso você opte por essa sugestão para solução do problema, sugiro que a data inserida no campo data de atualização seja o último dia do exercício, para que em uma possível busca no futuro por essas exceções no módulo de PSM-FM seja possível.
Além disso, logo após a confirmação da compensação do documento no módulo de FI, o cadastro na transação FMOD precisa ser removido, pois se ele continuar presente, toda compensação feita pelo usuário lá cadastrado, será refletida no módulo de PSM-FM na data informada nessa transação.
Como forma de complementar o conhecimento até aqui adquirido, sugiro dar uma lida na seguinte nota SAP que trata sobre o assunto título dessa postagem: 2213060 - FI234 - Different FM Fiscal Years.
Comentários
Postar um comentário