How to: Processo de aquisição de bens no módulo de MM - Parte 2

Nessa segunda parte do processo de aquisição, faremos uma breve explicação sobre processos especiais que costumam ocorrer nas empresas e são cobertos pelo SAP.

Transferência de estoque

Processo de Transferência de Estoque

Existem situações onde uma determinada área da empresa precisa de um material, só que ao invés desse material ser solicitado a um fornecedor externo, esse material já está disponível na empresa e precisa apenas ser transferido para abastecer a outra unidade demandante.

As atividades desse processo são as seguintes:
  • A unidade receptora do material, que também é a demandante da mercadoria, cria um pedido de solicitação de transferência de estoque indicando a unidade da empresa que será a emissora desse material;
  • A unidade que recebe o pedido da unidade demandante faz a emissão da mercadoria. A partir desse momento, a quantidade de material solicitado passa a ficar com o status em trânsito até sua chegada na unidade demandante;
  • Quando a mercadoria chega na unidade demandante ela faz a recepção dessa mercadoria dando baixa no pedido inicialmente criado por ela. Ao final desse processo, o material deixa o status em trânsito e passa a aparecer no estoque da unidade demandante.
Dentro do SAP, essa atividade também pode ser feita sem que uma unidade demande a outra. Um gerenciador de estoque pode, de forma pró-ativa, identificar que faltará um determinado material em um setor da empresa e fazer essas transferências sem que haja a solicitação formal por meio de um pedido de solicitação de transferência de estoque.

Subcontratação

Na subcontratação, a companhia precisa de um determinado material e faz a sua aquisição com um fornecedor externo, porém, diferente do processo comum de aquisição, ela fornece alguns materiais que são matérias prima para a confecção do material solicitado.

Um exemplo de subcontratação seria uma empresa que precisa vender para os seus clientes cápsulas de café, porém ela não consegue gerar essas cápsulas for falta de maquinário adequado, mas ela possui o pó de café que é utilizado no processo. Nesse caso ela compra cápsulas de café de um fornecedor externo, porém ela fornece o café que precisa ser inserido em cada uma das cápsulas.

Processo de Subcontratação

As atividades desse processo são as seguintes:
  • Um pedido de subcontratação é feito pela empresa para o fornecedor, informando com detalhes qual o material que ela precisa adquirir, bem como quais os materiais que serão fornecidos para que esse produto possa ser produzido;
  • A matéria prima é recepcionada pelo fornecedor para que ela possa produzir o produto solicitado pela empresa. Durante esse processo, os materiais entregues ao fornecedor ficam virtualmente no SAP em um estoque especial com a indicação de que o material ainda é da empresa demandante, porém está sob poder do fornecedor;
  • Quando o fornecedor entrega de volta o material solicitado e esse material é dado entrada na empresa, a matéria prima fornecida é consumida do estoque e o material produzido pelo subcontratado entra no estoque da empresa contratante;
  • Finalmente o fornecedor é remunerado pelo serviço prestado pela empresa demandante.
No Brasil a subcontratação tem algumas nuances que trataremos quando entrarmos em mais detalhes nesse processo em específico. Para e emissão das materiais primas por exemplo, uma nota fiscal precisa ser emitida e autorizada pela SEFAZ para que essa mercadoria trafegue da empresa contratante até as instalações físicas do fornecedor subcontratado.

Consignação

Nesse processo o fornecedor envia ao demandante materiais que ele não precisa pagar de forma imediata. Esse materiais ficam fisicamente nas instalações do demandante como se dentro de suas próprias instalações físicas existisse um estoque do fornecedor, mas esses materiais de fato ainda pertencem ao fornecedor, só que sob a guarda do demandante.

No momento que o demandante faz a retirada do material desse estoque em consignação do fornecedor, gerará então a obrigação de se pagar ao fornecedor pela quantidade de material retirada desse estoque.

Antes dessa transação ser feita entre as partes, tanto o demandante quanto o fornecedor, precisam entrar em acordo em relação ao valor que será cobrado em cada material. No SAP essa informação é inserida em um registro info de consignação e é um passo obrigatório para o início do processo.


Processo de Consignação

As atividades desse processo são as seguintes:
  • A empresa solicita o material do consignante por meio de um pedido de consignação;
  • Quando o material chegar na empresa, ele é dado entrada em um estoque especial vinculado ao consignante;
  • Quando um material desse estoque for utilizado, ele será então retirado e uma obrigação de pagamento ao consignante será gerada.
Assim como a subcontratação, a consignação no cenário brasileiro possui algumas peculiaridades que serão tratadas em um tópico específico sobre o assunto.

Aqui finalizamos a visão geral dos processos de aquisições de bens. Nas próximas postagens começaremos explicar como é estruturada a organização empresarial dentro do SAP. É um tópico muito importante, pois o bom entendimento dele, fará com que a implementação do módulo de suprimento ocorra com sucesso na companhia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

How to: Dicas secretas no SAP

How to: Dados Mestres MM - Materiais - Parte 2

E agora: Erro SAP M7064 - Documento não contém item selecionável