E agora: Erro na redução orçamentária entre pedidos em requisições que utilizam o mestre de serviço

Em um processo comum de prestação de serviço ou aquisição de materiais, quando há inicialmente a criação de uma requisição de compra e consequentemente um pedido de compras referenciando essa requisição, o orçamento do módulo de PSM-FM no SAP se comporta por meio de reduções lançadas na requisição de compra, por exemplo:

Se uma requisição é criada no valor de 1.000,00 BRL (100 unidades de um determinado produto, com cada unidade custando 10,00 BRL) e um pedido referenciando essa requisição for criado no valor de 300,00 BRL (30 unidades de um determinado produto, com cada unidade custando 10,00 BRL) o SAP fará o seguinte com o orçamento da requisição:

1° Momento: Após a requisição ser criada, o orçamento em FM fica comprometido conforme imagem abaixo.


2° Momento: Após pedido ser criado referenciando a requisição de compra, o orçamento em FM fica comprometido conforme imagem abaixo.


É possível notar que após a criação do pedido de compra, o valor da requisição cai para 700,00 BRL e os 300,00 BRL restante ficam comprometidos no pedido, gerando assim ao final do processo, os mesmos 1.000,00 BRL de compromisso.

Esse é o comportamento usual, tanto para serviço quanto para material. Porém, em algumas situações, as quais não consegui identificar e nem a SAP aparenta ter uma visão clara de quando ocorre, essas reduções ficam erradas, gerando assim um valor total de compromisso, as vezes inferior ou superior ao que deveria de fato comprometer.

A correção dessa situação é feita por meio da execução de duas transações que reconstroem os documentos de compromisso dos pedidos e das requisições. As transações são:
  • FMN3N - Reestruturação em Requisições de Compra
  • FMN4N - Reestruturação em Pedidos
A execução de ambas é feita de forma muio simples, basta informar o número do documento que deseja reestruturar, marcar as opções de processamento conforme negócio da empresa e executar primeiro em modo teste para que seja feito uma verificação da reestruturação que será feita e depois executá-la novamente sem que esteja em modo teste para a reestruturação de fato ser executada.

Transação FMN4N - Reestruturação de pedidos

Uma observação importante que faço em relação a ambas transações, FMN3N e FMN4N é a opção de processamento denominada Verif./atualiz.orçmto.dispon.

Essa opção, na maioria das vezes, precisa estar marcada. Esse campo garante que antes da reestruturação ser feita, haja orçamento disponível caso o sistema reestruture para um valor maior e tenha que comprometer um valor superior do que está inicialmente comprometido. Caso esse campo não seja marcado e não haja orçamento disponível para a reestruturação, o orçamento poderá ficar negativo e isso pode ferir regras de negócio da empresa onde tem o módulo FM implantado.

Caso então você tenha executado ambas as transações e os valores ainda não estejam corretamente comprometidos, existe uma solução da SAP para requisições que utilizem o mestre de serviço.

Por meio da nota SAP 753637, foi disponibilizado um programa que corrige 2 campos da tabela ESLL, os quais por sua vez, farão com que as transações de reestruturação funcionem corretamente.

Quando uma requisição de serviço é criada, registros na tabela ESLL são criados também. Para cada serviço informado na requisição, um respectivo registro é criado nessa tabela.

Há nessa tabela duas colunas ACT_MENGE e ACT_WERT que armazenam a quantidade e valor respectivamente do serviço solicitado. Caso esses valores estejam errados, a transação de reestruturação não funcionará. Dessa forma, faz-se necessário a aplicação dessa nota que gerará em um report de correção da própria SAP para essa tabela.

Esse report de correção é executado pela transação SE38 através do programa Z_PRK1. Nesse report o usuário então informará a requisição de compra de serviço, na qual o sistema fará toda checagem e atualização das quantidades e valores já solicitados para aquela determinada requisição. Uma vez feita essa atualização, ele então deverá executar as transações de reestruturação para que haja o correto comprometimento orçamentário.

Execução do report Z_PRK1 via transação SE38

Vale ressaltar que, assim como as transações de reestruturação, o report possui a opção de execução em teste, denominada como SIM. Recomendamos o seu uso sempre, para que o usuário possa sempre confirmar se as correções que serão aplicadas, de fato condizem com o esperado.

Como forma de complementar o assunto tratado por esse post, recomendo a leitura das seguintes notas SAP. Elas trarão com mais detalhes o que foi brevemente explicado no início dessa postagem sobre o comportamento de redução do orçamento entre requisições e pedidos, além de mostrar como o contrato influenciará nas reduções orçamentárias, quando ele é inserido no processo de contratação de serviço.
  • SAP Note 753637 - Correction report for ACT_MENGE and ACT_WERT for PR
  • SAP Note 2458003 - Service PR Commitment is incorrect after converting to PO
  • SAP Note 2603561 - PR commitment isn't reduced, if it's used for contract ref.
Qualquer dúvida deixa aí seu comentário que terei o maior prazer de ajudar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

How to: Dicas secretas no SAP

How to: Dados Mestres MM - Materiais - Parte 2

E agora: Erro SAP M7064 - Documento não contém item selecionável