E Agora: Erro SAP 06042: Valor fixado do contrato ultrapassado
Recentemente me deparei com um problema que aparentava ser muito simples. A princípio, a mensagem de erro informava que o valor do pedido ultrapassava o valor contratado. Fui direto na ME3N verificar o saldo do contrato e certificar-me se de fato era esse o problema e finalizar a demanda, porém me espantou o fato do contrato ter saldo e o erro acima está sendo emitido pelo SAP.
Sendo um erro standard em uma transação standard, fui analisar se havia alguma exit ou enhancment que estivesse gerando esse comportamento equivocado no SAP, mas também não encontrei nada que justificasse.
Por fim tive que efetuar um debug no código standard e descobri que esse erro aparenta ser apresentado de forma equivocada pelo SAP quando o pedido é criado com classificação contábil múltipla e durante qualquer modificação, por mais simples que seja feita, o pedido tenha executado uma MIGO não avaliada (Campo EM n/avaliada marcado).
Quando essa combinação de eventos ocorre, o SAP não permite qualquer modificação no pedido, mesmo que a mudança não modifique nada com relação a valor do pedido já lançado.
Diante de tal cenário, duas soluções são possíveis:
1° Solução: Solicitar que o usuário estorne a MIGO não avaliada, faça as modificações que julgar necessárias no pedido e depois dá continuidade a todo o processo relançando a MIGO e possivelmente a MIRO.
2° Solução: Em situações cujo o estorno da MIGO não seja uma opção, será necessário efetuar a modificação, mesmo que momentânea, da configuração da mensagem de erro 06042 via customizing.
Essa mudança será feita por meio de acesso ao SPRO no seguinte caminho: SPRO >> Administração de materiais >> Compras >> Dados ambiente >> Determinar características das mensagens do sistema (Mensagens do sistema).
Uma vez acessada a configuração, o usuário modifica para que ela seja um warning (W) ao invés de um error (E).
A mudança indicada deve ser de forma temporária, ou seja, assim que o usuário efetuar a modificação no pedido, ela deve ser revertida para sua configuração original.
Embora tenhamos essas duas soluções para o problema, não atacamos com nenhuma delas o causa raiz. Para isso, minha sugestão é não permitir via exit que EM n/avaliadas sejam realizadas para pedidos com classificação contábil múltipla, só que para isso ser possível, a business function MM_SFWS_MAA precisa ser ativada no sistema, conforme é explicado pela nota SAP 2818366.
Apesar dessa solução não ser a mais elegante no meu ponto de vista, é a única que vejo disponível no momento para o problema em questão.
Em paralelo sugeri que o cliente abrisse um ticket junto à SAP informando o cenário pois a mensagem de erro, segundo minha avaliação, não se justifica.
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