E agora: Erro SAP FICUSTOM169 Não é possível transferir nível de transferência da referência de fatura
Durante o estorno de um documento contábil pela FB08, ou uma MIRO pela MR8M, o sistema emite a mensagem de erro informada no título dessa postagem. A tradução para o português não ajuda muito. E agora, o que pode ser feito para resolvê-la? Primeiro precisamos entender o motivo pelo qual essa mensagem é emitida pelo Sistema.
Essa mensagem é oriunda do módulo de PSM-FM e ela é parte da configuração de nível de transporte presente na transação OFUP. Quando essa configuração está ativa, ela faz a amarração no módulo de FM dos documentos que tiveram transporte para outros exercícios. Esses transportes são comuns de ocorrer em documentos de exercícios anteriores quando são compensados ou estornados.
O SAP então faz algumas marcações nos documentos de FM informando que aquele lançamento foi transportado para outro exercício, conforme podemos observar na imagem abaixo:
Agora que entendemos na prática o que acontece, vamos voltar ao erro. Ele ocorre quando o sistema está com o nível de transporte ativado e checa algumas informações do documento existente, bem como o novo que será criado referenciando o primeiro. O sistema verifica se:
- Ambos possuem a mesma estrutura, ou seja, se possuem o mesmo número de linhas;
- Ambos referenciam as mesmas despesas e receitas;
- Ambos possuem as linhas de contabilizações idênticas, na mesma ordem, somente invertendo o sentido da contabilização;
- Ambos sensibilizam o mesmo ledger orçamentário.
Caso alguma dessas verificações falhe, o sistema automaticamente lança o erro FICUSTOM 169.
Por experiência própria, tenho visto esses erros somente quando há compensações ou estornos em documentos pertencentes a exercícios distintos, ou quando é feito um estorno manual via nota de crédito, tanto em FI quanto em MM, mesmo com documentos no mesmo exercício.
Quando o erro é oriundo de lançamentos de estornos manuais, transação FB65 ou MIRO, a orientação é fazer a checagem das 4 verificações acima descristas feitas pelo SAP, identificar onde o lançamento manual está falhando e corrigí-lo.
Caso o erro seja oriundo de um lançamento automático de estorno, transação FB08 ou MR8M, ou de um lançamento de compensação pela F110, F-44 ou F-53, a orientação é reconstruir o documento de FM do documento contábil que será estornado ou compensado. Essa reconstrução do documento de FM a partir de um documento contábil é feita através da transação FMN0.
O usuário deverá acessar essa transação, executá-la inicialmente em modo teste e marcar a opção de eliminar dados antigos. Caso a execução de teste ocorra sem maiores problemas, uma execução normal deve ser efetuada.
Após a reconstrução do documento de FM, o estorno ou compensação deve ser efetivado, conforme o cenário de negócio.
Uma outra solução, menos elegante que as já apresentadas, é modificar a configuração da mensagem FICUSTOM 169 por meio da transação OBA5. Nessa transação é possível configurar para que a mensagem deixe de ser um erro e passe a ser somente um alerta para determinados usuários do sistema.
Criação da exceção para a mensagem FICUSTOM 169 na transação OBA5 |
Essa solução, por ser mais simples, traz consigo algumas desvantagens. Quando ela é adotada, o documento original, que está sendo estornado ou compensado, não terá o seu respectivo documento de FM corretamente atualizado, segundo as configurações feitas na OFUP. Caso seja um documento de um exercício anterior por exemplo, não haverá indicação nele sobre o nível de transporte, conforme ilustrado na segunda imagem dessa postagem.
Como forma de complementar os estudos e entendimentos sobre o problema descrito no título dessa postagem, sugiro uma lida na nota SAP que trata especificamente sobre esse assunto. SAP note 1930285 - Determining the carryforward level.
Comentários
Postar um comentário