E agora: ERRO SAP FICUSTOM154 Transação Comercial Proibida
Esse é um erro bem intrigante, pois a sua descrição não condiz com o verdadeiro problema e só conseguimos uma solução após termos aberto um chamado junto à SAP, pois não há, tanto no SCN quanto no knowledge base da SAP, algo que ajude a corrigí-lo.
Esse erro aparece quando há a tentativa de efetuar compensações em documentos contábeis, mas os seus itens financeiros não estão corretamente configurados.
Se formos analisar o detalhe presente nessa mensagem de erro, ela informa o seguinte: "Você lança uma fatura/nota de crédito e, com isso, compensa imediatamente outra fatura/nota de crédito. Esse lançamento é proibido com uma atualização de pagamentos online ativa."
De fato, o procedimento informado pelo SAP é proibido, porém não é o que está sendo feito no caso prático. Nesse print da F-44, o usuário deseja apenas efetuar a compensação entre uma fatura já existente com uma nota de crédito também já existente. Ambas, no caso em específico, possuem o mesmo valor e irão zerar o saldo. Como falei mais acima, o erro está na configuração do item financeiro presente em alguma dessas faturas.
No momento da criação de um item financeiro, que é feito através da transação FMCIA, um dos campos que precisa ser preenchido pelo usuário é o campo operação financeira. Esse campo permite que sejam escolhidos os seguintes valores:
- 30 - Lançar rendimento, gastos, imobilizado, estoque, ...
- 40 - Lançar entrada de mercadorias, saída de mercadorias
- 50 - Compensação
- 60 - Lançar contas a receber e obrigações fornmtos.e serviços
- 70 - Lançar compensação de clientes
- 80 - Lançar compensação bancária, letra de câmbio
- 90 - Lançar saldo de tesouraria
Cada operação financeira permite que o item financeiro respectivo participe de determinadas operações funcionais quando amarradas aos documentos contábeis. Existe uma nota SAP que faz uma explicação bem detalhada da utilização de cada um deles e é uma leitura indispensável para efetuar a correta configuração desse campo nos itens financeiros. A nota SAP em questão é a 1466979 - FM Financial transactions to be used in FI line items.
Caso você não tenha acesso ao ambiente da SAP para consultar a nota mencionada, sugiro que acesse o link a seguir referente ao SAP Documentation, o qual contém um breve resumo do conteúdo da referida nota: Update Control: Financial Transaction and Value Type
Partindo agora desse conhecimento como base, fomos analisar os documentos que estavam sendo compensados na F-44 e notamos o seguinte:
A fatura era formada por um crédito no fornecedor e um débito em uma conta de despesa. Ou seja, uma conta do tipo K (Fornecedor) e uma conta do tipo S (Razão). Seguindo as orientações da SAP, na linha de contabilização do fornecedor devemos ter um item financeiro cuja a operação financeira seja 60 e na linha da conta de despesa devemos ter um item financeiro do tipo 30.
A nota de crédito era formada por um débito no fornecedor e um crédito em uma conta banco. Ou seja, uma conta do tipo K (Fornecedor) e uma conta do tipo S (Razão). Seguindo as orientações da SAP, na linha de contabilização do fornecedor devemos ter um item financeiro cuja a operação financeira seja 60 e na linha da conta de banco devemos ter um item financeiro do tipo 80.
Essas consultas podem ser feitas analisando cada documento contábil pela FB03 e depois consultando a configuração de cada item financeiro na FMCIC.
Uma vez que foi identificado o Item financeiro, basta então acessar a FMCIC e conferir o campo de operação financeira.
No nosso caso prático, identificamos que na nota de crédito gerada, a linha do fornecedor utilizou um item financeiro, cuja operação financeira cadastrada é a 30. Segundo a SAP, essa operação financeira deve ser utilizada em contas de ativo, estoque, despesa, receita etc.
Por conta disso, no momento da execução da compensação entre a fatura e a respectiva nota de crédito, o erro FICUSTOM154 é apresentado.
A forma de corrigir o problema é efetuar a alteração no item financeiro derivado no documento contábil. Para isso, será necessário utilizarmos duas transações fornecidas pela própria SAP para permitir esse ajuste. A primeira delas é a transação FMCN.
Essa transação fará, para os documentos selecionados, uma verificação da derivação conforme as regras de derivação configuradas no ambiente. Ela então identificará que o item financeiro derivado no momento da criação estava errado e vai informar que um novo item financeiro será derivado.
Obs.: No nosso caso prático, esse erro ocorreu pois no passado a derivação estava apontando para um item financeiro errado. Dessa forma, antes de rodar a FMCN, cabe uma análise nas regras de derivação para certificar-se que elas estão corretamente montadas na transação FMDERIVE.
A execução da transação FMCN é bem simples. Basta que o usuário selecione o documento que precisará novamente passar pela derivação. Como boa prática, sempre a execute em modo teste para se certificar que a mudança que será feita pelo programa seja a esperada.
Uma vez executada, o sistema na tela seguinte apresentará que uma nova derivação será feita, conforme pode-se verificar na imagem abaixo.
Uma vez confirmada as mudanças que serão feitas no documento, o usuário deve retornar para a tela principal e efetuar a execução e modo efetivo desmarcando a opção de execução em teste.
Finalizada essa etapa, precisamos agora executar uma nova transação, a FMCT. Essa transação efetiva de fato a lista de modificações montada pela transação FMCN.
A execução da FMCN é mais simples, basta apenas definir a data de lançamento dos novos documentos no módulo de FM e executá-la. Lembrando sempre de fazer a primeira execução em modo teste.
Após a correção dos itens financeiro feita pela transação FMCT, o erro de transação comercial proibida não mais ocorrerá no momento da compensação dos documentos na transação F-44.
Vale lembrar que esse procedimento das transações FMCN e FMCT foi utilizado para resolver o problema indicado no título dessa postagem, mas esse procedimento é sempre indicado quando houver a necessidade de se reclassificar os dados mestres de FM derivados após a criação de um documento contábil.
Qualquer problema ou dúvida, favor deixar mensagens nos comentários que terei o maior prazer em responder.
Comentários
Postar um comentário