E agora: Os valores de compromisso e realização diferente entre transações do módulo de FM
Os valores de compromisso e realização no módulo de FM podem ser consultados por diversas transações. Dentre as existentes podemos citar: FM_PL01, FM_PT01, FMRP_RW_BUDCON, FMRP_RW_BUDGET, FMRP_RFFMEP1AX etc.
Cada uma dessas transações apresenta os valores de forma mais sintética ou mais analítica utilizando para isso tabelas distintas do banco de dados. Algumas utilizam tabelas de valores unitários, tais como a tabela FMIFIIT, outras utilizam tabelas de totais como a FMAVCT.
Em algumas situações, as quais para mim não está claro, os valores não são corretamente atualizados em ambas as tabelas. Com isso, se você buscar pelas mesmas informações em transações que utilizem as tabelas de totais ou as tabelas de itens, os valores não coincidem.
Na imagem abaixo vemos uma consulta feita na transação FMB_PL01, que usa as tabelas de itens e na tabela FMRP_RW_BUDCON que utiliza a tabela de totais. Perceba que apresentam valores distintos.
Como podemos observar, uma das transações informa que nosso orçamento disponível é 20.000,00 BRL e na outra 80.000,00 BRL. Para resolver o problema a SAP disponibiliza um report que faz a checagem do ledger orçamentário e ajusta essas diferenças entre as tabelas de itens e tabelas de totais.
A transação que corrige os valores é a FMAVCREINIT. Sua utilização é bem simples, basta inserir a área de administração financeira, exercício, escolher a opção de reestruturar o ledger e executá-la.
Após a sua execução, ambas as transações passarão a ter os mesmo valores. A única observação que é feita na execução dessa transação é que ela precisa ser feita em um momento que não se tenha nenhum usuário fazendo modificações em compromissos ou realizações no módulo de FM. Caso essa regra não seja seguida, a sua execução não surtirá efeito algum.
Dessa forma, eu tenho o costume de deixar nos clientes um JOB executando diariamente na madrugada para ajustar esses valores que por ventura fiquem diferente ao longo do dia de trabalho.
A explicação dada nessa postagem e mais outros detalhes sobre o comportamento dessas tabelas no módulo de FM estão disponíveis por meio da nota SAP 189761 - Reconstruction of data in Funds Management as of Release 4.5A.
A explicação acima focou somente em situações onde o BCS esteja implantado. Se a empresa utilizar o método antigo de orçamentação Former Budgeting o procedimento é diferente. Em linha gerais a transação a ser utilizada nessas situações é a FMBV ao invés da FMAVCREINIT.
Qualquer problema ou dúvida post aí nos comentários que terei o maior prazer em responder.
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