How to: Dados Mestres MM - Materiais - Parte 1

Os dados mestres de materiais são os dados mais importantes para o módulo de MM. Eles norteiam quase que a totalidade de tudo que é executado no módulo. Devido a sua importância e quantidade de informações, dividiremos essa postagem em duas partes para a leitura não ficar extensa e cansativa.

O mestre de material é a fonte central de informações sobre os materiais de uma empresa. Ele é utilizado em todas as áreas da logística empresarial. A integração de todas as informações dos materiais em um único objeto do banco de dados elimina o problema de redundância das informações. Todas as áreas, tais como: compras, estoque, MRP e revisão de fatura podem utilizar dessa mesma fonte.

As informações sobre materiais são solicitadas por várias atividades dentro do processo do módulo de MM. Dentre as existentes, podemos citar:
  • Dados de compra para propósitos de reabastecimento da mercadoria;
  • Gerenciamento de estoque para movimentação das mercadorias e inventário físico;
  • Informações contábeis para realizar a avaliação do material presente no estoque;
  • Planejamento de materiais para ser utilizado no MRP.
Vários departamentos em uma empresa trabalham com dados mestres de materiais, sendo que cada departamento armazena diferentes informações sobre esse material. Por conta disso os dados mestres dos materiais são armazenados por meio de visões individuais que refletem os processos em vários departamentos.

Manutenção do material composto pelas diversas visões existentes

Na imagem acima temos visões separadas pelas cores azuis (lado esquerdo) e laranja (lado direito), elas representam que as visões do lado esquerdo são as mais importantes e fazem parte de um bloco que a SAP chama de nível principal de dados, ao passo que as visões do lado direito compõem o nível adicional de dados.

As visões de nível principal possuem telas individuais para departamentos específicos, tais como: dados básicos, planejamento de materiais, MRP, contabilidade, texto de pedido de compra, mercado externo etc. Ao passo que na visão de níveis adicionais encontraremos telas que conterão informações tais como: unidades de medidas alternativas, descrições em texto breve sobre os materiais e valores do histórico dos consumos.

Assim como nos dados mestres do parceiro de negócio, os dados de materiais também tem sua abrangência medida por meio dos níveis organizacionais existentes no SAP. Essa abrangência é feita por meio dos seguintes níveis:
  • Mandante: Nesse nível os dados informados são válidos para todas as empresas, centros e depósitos pertencentes ao grupo empresarial. Dados, tais como: grupo de mercadoria, descrição e unidade de medida básica são informações válidas nesse nível organizacional;
  • Centro: Nesse nível os dados informados são válidos para um centro em específico. Dados como: informações de compras, inventário e avaliação de material são válidas nesse nível organizacional;
  • Depósito: Nesse nível os dados informados são válidos para um depósito específico, como por exemplo a posição do material no depósito.
Obs.: Caso você tenha ficado sem entender o que é um mandante, um centro ou depósito, sugiro fazer a leitura do artigo Unidades Organizacionais no SAP MM o qual dá uma noção geral das unidades organizacionais existentes no SAP.

Os níveis organizacionais mencionados acima são relevantes para um processo de aquisição externa de mercadorias. Mandante, centro e depósito desempenham um papel importante nas informações de compra, gerenciamento de estoque e na contabilidade. Outros níveis organizacionais podem ser relevantes para outros departamentos. Para um processo de vendas e distribuição no módulo de SD, por exemplo, os níveis organizacionais que se relacionam com esse processo são as organizações de venda e canais de distribuição.

Ao acessar a transação de manutenção de materiais, MM01 (criação), MM02 (alteração) ou MM03 (visualização), notamos que antes de acessarmos os dados em si, uma sucessão de caixas de diálogo são apresentadas. Na primeira delas o usuário precisa especificar as visões que deseja processar. A segunda caixa de diálogo especifica os níveis organizacionais relevantes para depois no fim os dados serem apresentados ao usuário. Essa sequência de telas pode ser configurada por meio do customizing.

Sequencia de telas na transação de gerenciamento de materiais

Quando um material é criado precisamos classificá-lo entre duas categorias disponibilizadas pelo SAP. A primeira delas é o tipo de material. Exemplos de tipos de materiais são: matéria prima, material semi-acabado ou produto acabado. É possível por meio de configuração criar novos tipos para que haja uma adequação mais fidedigna ao negócio da empresa, caso os tipos standards não sejam suficientes.

O tipo de material controla as seguintes informações do material que está sendo cadastrado:
  • O tipo de atribuição da numeração: Por meio de configuração podemos configurar se um determinado tipo de material terá ou não uma atribuição interna de número. Quando a atribuição interna é escolhida, o próprio sistema gera um número sequencial, unívoco para o referido material, ao passo que se a configuração informar que a numeração é externa, o usuário deverá no momento da criação do material informar manualmente qual código aquele material terá no sistema. Vale salientar que numerações externas permitem que os códigos sejam alfanuméricos;
  • Intervalo de Numeração: O tipo do material também desempenha um papel importante na escolha do intervalo de numeração. Intervalos distintos podem ser escolhidos para tipos distintos, desde que se tenha optado por uma atribuição interna de números;
  • Visões: É possível por meio de configuração indicar quais visões um tipo de material utilizará durante o seu cadastramento. É uma configuração importante para que não haja uma mistura de utilização dos materiais dentre os principais processos empresariais existentes na companhia;
  • Forma de Aquisição: É possível ainda indicar no tipo de material se ele será um material que será sempre comprado externamente por meio de um fornecedor, se ele é um material produzido internamente ou se ele poderá participar de ambos os processos.
A informação do tipo de material associado com os centros controla também a forma de avaliação do estoque a ser gerenciado na companhia, ou seja, se ele será controlado por valor, quantidade ou valor e quantidade. 

Na segunda etapa desse artigo veremos qual é o papel do setor industrial como meio de  classificação existente no dado mestre de material, bem como a forma que o SAP faz a avaliação do material no estoque e como isso é configurado no dado mestre de cada material.

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