How to: Unidades Organizacionais no SAP MM

Nessa postagem vamos tratar sobre as unidades organizacionais existentes no módulo de suprimento do SAP. Essas unidades organizacionais serão o guia para permitir implementarmos os processos de suprimentos mencionados em postagens anterior aqui no blog.

Caso você não tenha lido elas ainda, sugiro antes de continuarmos a tratar desse tópico dar uma lida rápida e depois continuar com a leitura da postagem atual:
As unidades organizacionais no SAP representam a estrutura de uma companhia, em outras palavras, elas correspondem legalmente a unidades organizacionais de uma empresa. A SAP disponibiliza unidades organizacionais para diversas áreas de uma empresa, tais como: contabilidade, compras, produção etc. entretanto, essa postagem focará somente nas que são relevantes para o processo de aquisição de bens e serviços, ou seja, focaremos somente nas disponibilizadas para o módulo de MM.

Unidades organizacionais no SAP MM
Mandante

O mandante é uma unidade dentro do SAP que representa um separação dos dados mestres em um conjunto independente de tabelas. Por exemplo: o mandante poderia representa um grupo corporativo em um cenário cuja a empresa é uma multinacional.

O mandante é o mais alto nível hierárquico existentes no SAP. Configurações ou dados inseridos nesses nível são aplicados automaticamente para os demais níveis organizacionais.

Um fato interessante é que os perfis dos usuários são independentes em cada um dos clientes. Caso haja uma necessidade de um mesmo usuário realizar mudanças em ambos os clientes, um usuário deverá ser criado pela a equipe técnica, Basis, em cada um dos clientes.

Antes de efetuar qualquer acesso ao SAP propriamente dito, no momento do login o usuário precisa especificar em qual mandante ele fará o login conforme podemos observar na imagem abaixo.

Campo mandante preenchido no momento do login

Empresa

A empresa é uma unidade organizacional de mais alto nível do ponto de vista externo a uma companhia. É a entidade que precisa gerar ao final do exercício um fechamento no balanço para apuração dos lucros ou prejuízos. A relação existente entre ela e o mandante é de um para muitos, ou seja, dentro de um mandante poderá haver várias empresas.

Centro

O centro é uma unidade organizacional dentro do segmento de suprimentos, ela divide a empresa do ponto de vista de produção, suprimentos, manutenção e planejamento de materiais.

Um centro pode representar uma variedade de entidades dentro de uma empresa, tais como: uma instalação de produção, um escritório regional de vendas, a sede da empresa, um local de manutenção etc. Ela geralmente corresponde as unidades físicas existentes em uma empresa.

Sua relação com a empresa é de um para muitos, ou seja, em uma empresa poderemos ter vários centros cadastrados.

Depósito

O depósito é uma unidade organizacional que auxilia na separação dos estoques dos materiais em um centro. O gerenciamento do inventário será feito no nível dessa unidade organizacional, ou seja, qualquer movimentação de mercadoria no estoque necessitará que o depósito seja informado.

Relacionamento entre as unidades organizacionais

Uma observação interessante é que o SAP não permitirá que você dê a diferente centros, mesmo que estejam ligados a empresas distintas, o mesmo código. Em outras palavras, se no momento da criação do Centro C, ligado a Empresa B, o usuário tentasse nomeá-lo de Centro B, um erro seria apresentado pelo SAP.

A restrição explicada acima não é válida para os depósitos, ou seja, desde que eles estejam ligados a centros distintos, podemos nomeá-los com o mesmo nome, como é o caso do Depósito A.1 ligado ao Centro A e o Depósito A.1 ligado ao Centro B.

Organização de Compra e Grupo Comprador

Diferente das unidades já apresentadas acima, essas duas unidades organizacionais são exclusiva do módulo de suprimentos do SAP.

A organização de compra é uma unidade organizacional utilizada para separar a empresa de acordo com as suas necessidades de suprimentos. Ela efetua a compra de materiais, contratações de serviços, negocia condições com os fornecedores e assume as responsabilidades por essas transações.

A integração da organização de compra à estrutura empresarial é feita de três formas:
  • Não atribuído a nenhuma outra unidade organizacional;
  • Atribuindo a organização de compra diretamente à empresa;
  • Atribuindo a um ou mais centros.
A forma dessa atribuição dependerá da especificidade de cada empresa. Se a organização de compra operar de forma que poderá ser utilizada por qualquer empresa do grupo corporativo, ela não deverá ter nenhuma atribuição na sua criação. Com isso, ela poderá operar para todos os centros de todas as empresas.

Uma outra possibilidade é atribuir a organização de compra a uma empresa, dessa forma somente centros dessa empresa poderão utilizar a essa organização de compra. Vale ressaltar que essa é uma relação de um para muitos, ou seja, uma empresa poderá ter somente uma ou várias organizações de compra atribuídas a ela.

Por fim temos a atribuição feita direta aos centros. Nesse modelo diversos centros podem ser atribuídos a uma única organização de compras, ao passo que um único centro poderá também possuir diversas organizações de compra, formando assim uma relação muitos para muitos.

Abaixo segue algumas imagens para facilitar o entendimento de cada uma das atribuições citadas acima.

Organização de Compra não atribuída a nenhuma outra unidade organizacional

Conforme já explicado acima, essa organização de compra no momento de sua criação não é atribuída a nenhuma outra entidade e pode servir a qualquer centro de qualquer empresa. essa organização de compra é também conhecida como cross-company.

Organização de compra atribuída diretamente a uma empresa

Conforme também já explicado, esse tipo de organização de compra é indicada para empresas onde a organização servirá a diversos centros pertencentes à mesma empresa.

Por fim, temos as organizações de compra atribuídas aos centros, as quais permitem um maior controle nas autorizações e iterações entre os centros e as organizações de compra.

Organização de compra atribuída ao centro

Agora que já temos o conhecimento de como essas unidades estão organizadas entre si, na nossa próxima postagem iremos mostrar como é feito um processo de aquisição simples por meio do SAP.

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